Economia

Ajuda financeira à Grécia não está na pauta da cúpula do Brics

Entretanto, embaixador não descarta projeto de aproximação da Grécia com o grupo

postado em 07/07/2015 18:55

Os países do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) não devem tratar da atual crise na Grécia na sétima cúpula que começa amanhã (8/7) na cidade de Ufá, na Rússia, disse hoje o subsecretário-geral Político 2 do Ministério das Relações Exteriores, José Alfredo Graça Lima. Ontem (6/7), a Presidência russa divulgou que a situação econômica grega seria um dos temas da pauta da reunião.

Segundo o embaixador, a princípio, a Declaração de Ufá, que será assinada na reunião, não fará menção à crise grega. ;Não excluo que os líderes tratem do assunto. Posso imaginar que haja algum projeto de aproximação [da Grécia] com o grupo do Brics;.

Leia mais notícias em Economia


Sobre a possibilidade do Novo Banco de Desenvolvimento, criado pelo Brics, ajudar a Grécia, Graça Lima disse que, em um primeiro momento, o banco não vai ser útil. ;Não se previa que um país da União Europeia pudesse acessar recursos do banco;.

Os presidentes dos bancos centrais dos países do bloco assinaram hoje um acordo para regulamentar a injeção de capital no Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco do Brics.

Chamado de Acordo Inter-Bancos Centrais, o texto detalha procedimento e responsabilidade mútuas a serem adotadas pelos bancos centrais do grupo. O acordo regulamenta como cada país contribuirá com o capital autorizado de US$ 100 bilhões da nova instituição financeira, dos quais US$ 50 bilhões são definidos como capital inicial e deverão estar disponíveis assim que o banco começar a operar.

O embaixador informou ainda que a crise na Ucrânia estará na pauta do encontro. ;Há um apelo para que todas as partes envolvidas procedam com moderação;, disse. ;Manifestamos preocupação com a situação da Ucrânia, com ênfase para que soluções militares não devem ser contempladas e que o único meio para a conciliação é o diálogo político;, acrescentou Graça Lima.

A cúpula começa oficialmente com um jantar nesta quarta-feira com a presença da presidente Dilma Rousseff e dos demais líderes do grupo. Dilma embarcou na manhã desta terça-feira e chegará por volta das 22h, horário local, a Porto, em Portugal, onde vai pernoitar antes de seguir viagem para a Rússia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação