Economia

Receita disponibiliza aplicativo para rascunho da declaração de 2016

De acordo com dados da Receita, 69 mil contribuintes utilizaram a ferramenta neste ano, sendo que 4 mil baixaram o aplicativo em celulares ou tablets

Rosana Hessel
postado em 21/07/2015 15:53
A Receita Federal anunciou nesta terça-feira (21/7) o novo aplicativo de rascunho da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2016. O software está disponível no site do Fisco e nas lojas virtuais de celulares e tablets que rodam com sistema operacional Android. Nos próximos dias, de acordo com Carlos Roberto Occaso, subsecretário de Arrecadação da Receita, a ferramenta também estará disponível para download nas lojas da Apple.

;Trata-se de uma facilidade para os contribuintes preencherem a declaração. Eles tinham que guardar dados o ano inteiro para reunir esses documentos para poder preencher a declaração e agora eles podem fazer ao mesmo tempo;, disse Occaso. Segundo ele, o aplicativo estará disponível até o dia 28 de fevereiro de 2016 e seus dados ficarão armazenados em uma área separada dentro da base de dados do Fisco. Depois disso, o software será bloqueado pela Receita e só poderá ser recuperado por meio de importação para a declaração. Apesar disso, o técnico assegurou que os dados ficam em um ambiente seguro.

Leia mais notícias em Economia

;O rascunho é uma facilidade para o cidadão. A Receita não tem interesse ao acesso aos dados do contribuinte;, afirmou Occaso. De acordo com ele, há algumas novidades no aplicativo de rascunho deste ano, como a possibilidade de importar os dados da declaração do ano anterior e a facilidade de poder alterar a palavra-chave no próprio aplicativo baixado. Antes, não era possível alterar essa senha.

O aplicativo de rascunho do IRPF da declaração do ano passado foi lançado em 3 de novembro de 2014 e ficou disponível até o dia 28 de fevereiro de 2015. De acordo com dados da Receita, 69 mil contribuintes utilizaram a ferramenta, sendo que 4 mil baixaram o aplicativo em celulares ou tablets. Occaso reconhece que esse número é muito pequeno perto do universo de mais de 26 milhões de pessoas que prestaram contas ao leão, mas ele acredita que essa facilidade ;atende um grupo de pessoas que busca se antecipar para fazer a declaração;. Ele não revelou qual é a expectativa do número de usuários neste ano. ;No próximo ano, vamos lançar o aplicativo do rascunho no dia 1o de maio;, avisou o subsecretário. Segundo ele, o maior benefício é a economia de tempo na hora de preencher a declaração entre março e abril do próximo ano. Ao invés de horas, o contribuinte conseguirá executar a tarefa em ;poucos minutos;, pois já preencheu a maioria dos campos aos poucos e com calma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação