Economia

CNJ manda que tribunais do DF prestem esclarecimentos sobre greve

Em decisão, a Ministra Nancy Andrighi determinou que o prazo de 24 horas conte só a partir de segunda-feira (27/7)

postado em 24/07/2015 21:37

O Conselho Nacional de Justiça determinou, na noite desta sexta-feira (24/7), que os presidentes dos tribunais do Distrito Federal prestem esclarecimentos em até 24h sobre a greve dos servidores do Poder Judiciário. A decisão, da Corregedora Nacional de Justiça, Ministra Nancy Andrighi, foi motivada após análise de liminar realizada por uma equipe de, até agora, 60 advogados, que subscreveram o pedido. Os servidores do Judiciário do DF decidiram na tarde desta quarta-feira (22/7) manter a paralisação.

Na decisão, Andrighi determinou que o prazo conte a partir da próxima segunda-feira (27/7), "diante da possibilidade de inobservância ao princípio da continuidade dos serviços públicos e da eventual omissão dos Presidentes do TJDFT, TRF1 e TRT10 quanto à manutenção do funcionamento de suas serventias". Ela alega que a greve dos servidores "vem causando interrupção no atendimento das secretarias das varas, impedindo a retirada de processos além de outros serviços essencias e básicos".

Os servidores decidiram entrar em greve pela insatisfação com o veto presidencial em relação ao projeto de lei que concedia reajuste salarial de até 78,56% para a categoria. Além disso, exigiam mudanças na carreira. Eles fizeram várias manifestações em prol do reajuste, mesmo antes da votação no Congresso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação