Economia

Governo suaviza restrições bancárias, gregos podem viajar com 2 mil euros

Ao mesmo tempo, permitiu a transferência para o exterior de um máximo de 2 mil euros para gastos médicos

postado em 25/07/2015 18:27
A Grécia suavizou novamente as restrições bancárias impostas há quase um mês e os cidadãos gregos podem viajar com 2 mil euros em dinheiro ou equivalente em moeda estrangeira nas suas viagens ao exterior.

O novo decreto publicado pelo Ministério das Finanças destaca ainda que os estrangeiros podem sacar quantidades ilimitadas de dinheiro. Por outro lado, as empresas de navegação poderão levantar 50 mil euros por dia.

Na segunda-feira (20), dia em que os bancos gregos reabriram as portas, após três semanas fechados, o Ministério das Finanças deu passos para um primeiro alívio das limitações nas transferências para o exterior, ao permitir que o país com filhos que estudam fora da Grécia pudessem transferir 5 mil euros por trimestre.

Leia mais notícias em Economia

[SAIBAMAIS]Ao mesmo tempo, permitiu a transferência para o exterior de um máximo de 2 mil euros para gastos médicos.

Para ultrapassar as restrições que tiveram impacto nas importações, o Banco da Grécia anunciou na sexta-feira (24) que irá agilizar o processo de pagamentos comerciais ao exterior.

Nesse sentido, vai aumentar, com efeitos imediatos, de 50 mil a 100 mil euros a transferência que cada cliente poderá efetuar para gastos com as importações.

É mantido o limite de 60 euros para levantamento de dinheiro em caixas automáticos. A partir da próxima sexta-feira (30) as pessoas que não retiraram dinheiro durante toda semana poderão sacar o valor máximo de 420 euros.

Os preparativos para a reabertura da bolsa de Atenas devem acontecer, sem data marcada. Os meios comunicação gregos indicam que poderá ocorrer na próxima segunda-feira (27).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação