Economia

Na volta das férias, veja como organizar suas despesas extras

Julho acaba e começa o desespero para pagar faturas de cartão de crédito em agosto

postado em 02/08/2015 08:03

Julho acaba e começa o desespero para pagar faturas de cartão de crédito em agosto

Em um ano difícil para a maioria dos brasileiros, as férias de julho apareceram como uma pausa merecida para respirar e esquecer o ritmo caótico do dia a dia. Mas, para muitos, o que seria um momento de alívio acaba virando mais uma dor de cabeça. Principalmente, para os que não ignoram os inevitáveis gastos extras do período. Um dos motivos principais costuma ser o descontrole em viagens, a primeira opção para quem consegue tirar uns dias de folga no meio do ano. O problema começa quando falta planejamento.

Leia mais notícias em Economia

;Com promoções relâmpago, muita gente compra a passagem, mas não pensa nos gastos que terá no destino. O resultado é que a pessoa volta mais tensa e preocupada do que antes;, explica a consultora financeira Gabriela Vale, da Libratta Finanças Pessoais. O efeito positivo das férias é anulado no momento em que realidade compreende faturas de cartão de crédito exorbitantes, dívidas no cheque especial e contas zeradas.

Viajando ou não, caso a pessoa passe dos limites nas férias, a primeira atitude a ser tomada é colocar na ponta do lápis tudo o que ficou devendo. ;Não adianta ignorar a dívida, ela vai continuar existindo. Na maioria das vezes, as pessoas não têm ideia da dimensão do problema, por medo de olhar o extrato ou perguntar para o gerente;, conta Gabriela. Encarar o problema financeiro é o primeiro passo para conseguir resolvê-lo dentro das possibilidades e sem desespero. Para isso, a lista das pendências deve ser feita de maneira detalhada, com a quantia devida, a taxa de juros cobrada, o número de parcelas a vencer, o valor das prestações e o saldo devedor.

Feitas as contas e sabendo quanto deve pagar, o melhor a fazer é amortizar o débito o mais rápido possível, mesmo que precise apelar para as economias. ;Quem tem poupança ou aplicações financeiras deve resgatar o dinheiro e pagar a dívida assim que puder. O mais importante é não ficar devendo, porque a taxa de juros costuma ser bem maior do que a rentabilidade dos investimentos;, ressalta a consultora. Rendimentos extras, como restituição do Imposto de Renda e décimo terceiro, são outras opções que devem ser levadas em conta.

Julho acaba e começa o desespero para pagar faturas de cartão de crédito em agosto

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação