Economia

FMI: dívida da Ucrânia enfrenta 'grandes riscos', mas dívida é sustentável

O FMI também está preocupado pelo elevado endividamento da Ucrânia, que se acerca de 100% do PIB em meio a uma severa recessão

Agência France-Presse
postado em 04/08/2015 16:17

Washington, Estados Unidos - O FMI, que acaba de liberar um novo crédito à Ucrânia, advertiu nesta terça-feira (4/8) que a dívida desse país é "sustentável", mas enfrenta "grandes riscos" pelo conflito no leste pró-russo do território ucraniano.

"Grandes riscos pesam sobre a sustentabilidade da dívida da Ucrânia", disse um relatório do FMI, que na sexta-feira concedeu a Kiev um novo desembolso de 1,7 bilhão de dólares.

Em março, a instituição já havia oferecido ao país uma linha crédito de 17,5 bilhões de dólares pagos em etapas e condicionada à aplicação de drásticas medidas econômicas.

Leia mais notícias em Economia

Em seu relatório, o FMI diz que a dívida pública ucraniana é "sustentável com forte probabilidade"; uma condição requerida para ir liberando fundos.

No entanto, a entidade adverte sobre "riscos excepcionalmente elevados" vinculados à "incerteza, duração e amplitude" do conflito no leste pró-russo, onde fica o pulmão econômico do país.

As negociações de paz naufragaram nesta segunda-feira e o conflito que já dura 16 meses, com 6.800 mortos permanece. A economia ucraniana está em ruínas.

O FMI também está preocupado pelo elevado endividamento da Ucrânia, que se acerca de 100% do PIB em meio a uma severa recessão. Espera-se que o PIB da Ucrânia caia 9% em 2015.

Ao anunciar em março sua decisão de socorrê-la, o FMI pediu que a Ucrânia obtivesse de seus credores privados uma redução da dívida de 15 bilhões de dólares. As negociações não tiveram êxito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação