Economia

Comissão Europeia espera acordo com a Grécia sobre resgate até o dia 20

Expectativa é que o acordo aconteça antes do pagamento grego ao Banco Central Europeu

Agência France-Presse
postado em 05/08/2015 09:22
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considera possível que a Grécia alcance um acordo com os credores este mês, "de preferência antes de 20 de agosto", quando Atenas deve realizar um novo pagamento ao Banco Central Europeu (BCE). Na data, a Grécia deve reembolsar 3,4 bilhões de euros ao BCE.

"Todas as informações que chegam permitem pensar que será possível concluir um acordo no mês de agosto, de preferência antes do dia 20, sobre um terceiro plano de resgate para Atenas", afirmou Juncker em uma entrevista à France-Press. Juncker considera que "as negociações progridem de forma satisfatória", tanto do ponto de vista das autoridades gregas como da Comissão.

O ministro das Finanças da Grécia, Euclidis Tsakalotos, disse na terça-feira acreditar na obtenção de um novo empréstimo de mais de 80 bilhões de euros por três anos antes de 20 de agosto. Caso o prazo não seja cumprido, o país terá que recorrer pela segunda vez ao mecanismo de "financiamento ponte", com o qual a UE concedeu um empréstimo urgente de 7 bilhões de euros à Grécia em julho, explicou Juncker.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação