Economia

Agentes europeus seguem acreditando no Brasil, diz representante da UE

"O Brasil tem tremendo potencial e vai cumprindo isso, com percalços de tempos em tempos, mas vai cumprindo com certo padrão", afirmou

Agência Estado
postado em 27/08/2015 15:29
O novo chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, embaixador português João Gomes Cravinho, afirmou nesta quinta-feira (27/8) que os agentes europeus, sejam eles institucionais ou empresários, "continuam acreditando no Brasil" Segundo ele, os dados sobre investimentos diretos feitos por europeus no Brasil deixam isso claro. "Isso é importante sublinhar em momento de turbulência política aqui", afirmou ele, em café da manhã com jornalistas em Brasília.

O embaixador insistiu na mensagem sobre o quadro político brasileiro, aguçado com a crise política vivida pelo governo Dilma Rousseff. "Havia um desenfreado otimismo aqui nos últimos anos e agora há grande pessimismo. Creio que não deve ser nem um nem outro (sentimento). O Brasil tem tremendo potencial e vai cumprindo isso, com percalços de tempos em tempos, mas vai cumprindo com certo padrão. É esse padrão que leva os empresários europeus a acreditar no País", disse ele.

Leia mais notícias em Economia

No ano passado, o equivalente a 59% de todo o Investimento Estrangeiro Direto (IED) feito no Brasil veio da União Europeia, num total de US$ 35 bilhões. "No comércio exterior, continuamos à frente da China", disse Cravinho, que citou a pauta de exportações brasileiras. "Cerca de 90% do que o Brasil vende ao exterior é matéria-prima, mas para a União Europeia são 50%. Há um dinamismo importante entre os dois", afirmou.

O chefe da Delegação da União Europeia disse estar confiante que um acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul seja fechado no ano que vem. Segundo ele, a troca de ofertas entre o bloco europeu e o grupo que conta com Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai deve ocorrer no fim de novembro deste ano, ensejando o início das negociações entre os líderes de cada país a partir do início de 2016.

"Seria um erro histórico não fechar esse acordo entre os blocos neste momento. Este é o momento para ter ambição. Esperamos ambição nas ofertas do Mercosul", disse Cravinho. Os europeus esperam que a reunião entre presidentes do Mercosul que ocorrerá no Paraguai dentro de um mês seja para fechar as propostas que serão apresentadas à União Europeia no fim de novembro. O embaixador europeu disse esperar que ocorra um encontro entre a presidente Dilma Rousseff e líderes europeus "à margem" da reunião do G-20, marcado para ocorrer na Turquia em novembro. "Há grande interesse do lado europeu para que isso ocorra e dê início às negociações práticas entre as duas partes", disse ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação