Economia

Países do G-20 se comprometerão a não desvalorizar suas moedas, diz oficial

A decisão repentina da China de desvalorizar sua divisa inicialmente trouxe temores de que Pequim estaria seguindo sua política de usar o yuan depreciado para impulsionar o crescimento econômico.

Agência Estado
postado em 05/09/2015 11:00
Os países do G-20 irão renovar seu compromisso de evitar a depreciação intencional de suas moedas para aumentar a competitividade de seus produtos, afirmou um oficial sênior do Tesouro dos Estados Unidos neste sábado. A perspectiva de crescimento baixo pode incentivar diversos países a depreciar suas taxas de câmbio, na tentativa de impulsionar a economia local, uma política que aumenta a rentabilidade das exportações, mas que alimenta tensões no comércio internacional. "Existe um claro entendimento de que desvalorizações competitivas representam uma ameaça a todos e que precisamos evitar isso", afirmou a autoridade. [SAIBAMAIS] A decisão repentina da China, no mês passado, de desvalorizar sua divisa inicialmente trouxe temores de que Pequim estaria seguindo sua política de usar o yuan depreciado para impulsionar o crescimento econômico. No entanto, o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que a desvalorização foi causada pela decisão de Pequim de permitir que as pressões do mercado tivessem um papel mais importante na precificação da moeda. Dessa forma, os temores quanto à desaceleração da economia chinesa pressionaram o yuan, avaliou o FMI, em uma depreciação natural. Autoridades dos Estados Unidos reconheceram que a desvalorização do yuan foi pequena, se comparada à alta de aproximadamente 15% no ano passado. Também aceitaram que a mudança da política de Pequim quanto ao câmbio, de tornar as oscilações mais atreladas ao mercado, foi parte de esforços para incluir a moeda local na cesta de divisas de reserva do FMI, conhecida como SDR. No entanto, os EUA se mostram preocupados com a possível continuidade da desvalorização da moeda chinesa, que poderia levar Pequim a mudar sua política de câmbio novamente. Para a autoridade do Tesouro, o teste será se a China irá permitir uma apreciação do yuan.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação