Economia

IBGE: 14 das 24 atividades tiveram queda na produção em agosto

Entre as maiores quedas estão os setores da produção de metal (3%), calçados e couro (-3,6%) e equipamentos de transporte (3,4%)

Agência Estado
postado em 02/10/2015 09:53
O recuo de 1,2% na produção industrial em agosto ante julho foi acompanhado por 14 dos 24 ramos investigados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O principal impacto negativo veio de veículos, cuja produção recuou 9,4% no período. Em julho ante junho, o setor, após uma sequência de nove quedas, teve crescimento de 1,9% - que não se sustentou no mês seguinte.

[SAIBAMAIS]Também tiveram quedas importantes na atividade na passagem de julho para agosto os segmentos de produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (-1,6%), produtos de metal (-3,0%), metalurgia (-1,3%), calçados e couro (-3,6%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-2,5%) e outros equipamentos de transporte (-3,4%).

No lado positivo, a maior influência veio dos produtos alimentícios, cuja atividade avançou 2,4% em agosto ante julho (após queda de 5,4% em julho ante junho). A produção de bebidas, por sua vez, avançou 4,3%, após queda de 6,1% na mesma base de comparação. A indústria extrativa teve alta de 0,6% em agosto ante julho, segundo o IBGE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação