Economia

Agência Moddy's diz que Brasil corre risco de ter nota de crédito rebaixada

A instabiliadade política e os desdobramentos da Operação Lava-Jato são considerados fatores negativos adicionais

Paulo Silva Pinto
postado em 06/10/2015 12:06
A agência de classificação de risco Moody;s informou que o Brasil corre sérios riscos de ter a nota de crédito rebaixada, perdendo, assim, o grau de investimento. As informações estão em relatório da agência divulgado na manhã de hoje, seguido de uma apresentação do analista sênior para a América Latina Mauro Leos. Segundo ele, as perspectivas para o Brasil vão piorar caso o governo não consiga implementar as medidas de ajuste fiscal.

[SAIBAMAIS]A instabiliadade política e os desdobramentos da Operação Lava-Jato são considerados fatores negativos adicionais. Mas há complicações do lado econômico também, tanto internos quanto externos: a persistência da inflação e os baixos preços de commodities no mercado internacional, o que será um problema para empresas como a Petrobras e a Vale. "O Brasil não consegurá crescimento de 2% nem superavit primário de pelo menos 2% até 2017 ou 2018", avisou Leos.

A nota do país concedida pela Moody;s atualmente é de Baa3, apenas um grau acima do nível considerado lixo. Outra agência de classificação de risco, a Standard & Poor;s, já tirou do Brasil o selo de pagador confiável. A Fitch mantém o país dois degraus acima do patamar em que o risco de calote passa a ser considerável. Mas, para vários fundos de investimentos, é necessário o atestado de confiança por parte de duas agências ao mesmo. Assim, caso o país seja rebaixado pela Moody;s, e ainda que a nota da Fitch permaneca inalterada, haverá uma fuga desses investidores dos títulos emitidos pelo governo brasileiro. A rolagem da dívida pública ficará mais cara, assim como o crédito externo para empresas brasileiras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação