Economia

Itaú Unibanco estima que economia encolherá 3% até o final de 2015

Nas contas da instituição financeira, o PIB terá queda de 1,5% no próximo ano

Antonio Temóteo
postado em 06/10/2015 14:59

O Itaú Unibanco revisou nesta manhã (06/10) as projeções para o desempenho da economia. Nas contas da Instituição financeira, o Produto Interno Bruto (PIB) encolherá 3% em 2015 e registrará uma queda de 1,5% no próximo ano. Para o economista-chefe do banco, Ilan Goldfajn, não há sinais de recuperação na atividade econômica e as incertezas domésticas têm provocado uma alta dos prêmios de risco e encarecido o dólar.

Leia mais notícias em Economia

Ele estimou que a divisa-norte americana terminará o ano cotada a R$ 4 e a R$ 4,25 em 2016. Goldfajn ainda projetou que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulará alta de 9,7% até dezembro e no próximo ano será de 6,5%. O economista explicou que a alta no preço dos combustíveis terá impacto na carestia.


Ele ainda detalhou que a rápida depreciação cambial pressionou as expectativas de inflação em 2016, levando os mercados a apreçar altas adicionais de juros. Apesar de reconhecer piora no balanço de riscos, o Banco Central (BC) continua sinalizando manutenção da taxa de juros. " Essa sinalização e o aprofundamento da recessão nos levaram a manter o cenário de Selic estável em 14,25% até o fim de 2016", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação