Economia

SABMiller rejeita terceira oferta de compra feita pela AB InBev

O presidente de SABMiller, Jan de Plessis, disse que a AB InBev precisa da SABMiller, mas que fez propostas claramente oportunistas

Agência France-Presse
postado em 07/10/2015 16:06
A cervejaria britânica SABMiller anunciou nesta quarta-feira (7/10) "rejeitou unanimemente" a terceira e última oferta de compra feita pela concorrente belgo-brasileira AB Inbev, considerando-a insuficiente.

A proposta da InBev, primeira empresa mundial do ramo, era de 68 bilhões de libras esterlinas (92,27 bilhões de euros), ou 42,15 libras por ação, uma soma que "ainda subvalorize sustancialmente a SABMiller", disse a empresa em comunicado.

[SAIBAMAIS]"O conselho de administração, à exceção dos membros nomeados pelo (acionista) Altria, rejeitou por unanimidade a proposta de 42,15 libras que subvaloriza sustancialmente a SABMiller", anunciou a empresa com sede em Londres.

Se a aliança concretizar-se, seria a terceira maior fusão da história, segundo o instituto de análise Dealogic, que a coloca atrás das protagonizadas pela Vodafone e Mannesmann em 1999, e pela Verizon Communications e Verizon Wireless em 2013.

O acordo reuniria as marcas de cerveja Budweiser, Corona e Stella Artois, da Ab InBEv, e Foster;s, Grolsch, Peroni e Pilsner Urquell, da SABMiller, a segunda maior empresa do setor.

O presidente de SABMiller, Jan de Plessis, já havia adiantado, antes da reunião do conselho administrativo nesta quarta-feira, que a AB InBev precisa da SABMiller, mas que fez propostas claramente oportunistas, com elementos deliberadamente pouco atrativos para muitos de nossos acionistas".



De Plessis definiu a SABMiller como "a joia da coroa da indústria de cerveja britânica". Para a AB InBev, a fusão ofereceria grandes vantagens, sobretudo lhe abriria as portas da África e da Ásia.

"A união da AB Inbev e da SABMiller se traduziria em uma empresa de cerveja verdadeiramente mundial (...) consideradas as localizações geográficas amplamente complementares e as marcas da AB Inbev e da SABMiller, o grupo operaria em quase todos os grandes mercados de cerveja, incluindo as regiões emergentes com fortes perspectivas de crescimento na África, Ásia, América Central e do Sul", explicou a AB InBev.

A empresa de tabaco Altria, principal acionista da SABMiller e proprietária da Marlboro, apoiou a terceira oferta da AB InBev. Em outro comunicado, pediu "ao conselho administrativo da empresa de cerveja que se comprometa logo e de modo construtivo com a AB InBev na busca de acordo sobre os termos de uma oferta que possa ser recomendada aos acionistas". Nas bolsas de Bruxelas e de Londres, respectivamente, as ações da AB InBev subiram 1,95% e as da SABMiller 1,04%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação