Economia

Economia terá queda de 2,9%, pior resultado desde 1990, diz CNI

Nova projeção da Confederação Nacional da Indústria é o pior resultado desde 1990

Simone Kafruni
postado em 08/10/2015 11:20
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) revisou mais uma vez para baixo as estimativas para o crescimento da economia e do setor industrial este ano. A nova previsão, divulgada nesta quinta-feira (8/10), é que o Produto Interno Bruto (PIB) caia 2,9% em 2015, pior resultado desde 1990. A projeção anterior era de queda de 1,6%.

[SAIBAMAIS]Para a entidade, a indústria é o setor mais afetado pelo aprofundamento da recessão e o PIB industrial fechará o ano com recuo de 6,1%. A estimativa anterior era de queda de 3,8%. Será a segunda redução anual consecutiva do setor, que encolheu 1,2% em 2014.

A CNI também revisou outros indicadores econômicos, todos para pior. A inflação, antes estimada em 8,9%, agora é projetada em 9,6%. A queda no consumo das famílias passou de 1,2% para 2,3%. O investimento deve recuar 13,4%, ante uma redução de 7,7% na projeção anterior, realizada em julho deste ano. A previsão para a taxa de desemprego também se deteriorou, passando de 6,7% para 6,9%.



"O ambiente de instabilidade se completa com inflação próxima de 10% e grande volatilidade nos mercados de câmbio e juros", avalia a entidade. A CNI destaca que a retomada do crescimento depende do ajuste fiscal, da melhoria do ambiente de negócios, do aumento da segurança jurídica e da ampliação de acordos comerciais com outros países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação