Economia

Empresa chinesa injetará capital de projeto de usina nuclear no Reino Unido

Trata-se da primeira central de produção de energia nuclear que o Reino Unido construirá em seu território em duas décadas

Agência France-Presse
postado em 21/10/2015 14:52
A firma chinesa CGN financiará um terço de uma usina nuclear no Reino Unido, com um investimento de 6 bilhões de libras (US$ 9,3 bilhões, 8,2 bilhões de euros), informou ma quarta-feira a empresa francesa EDF. O anúncio foi feito no segundo dia da visita do presidente chinês, Xi Jinping, ao país europeu.

Trata-se da primeira central de produção de energia nuclear que o Reino Unido construirá em seu território em duas décadas. A EDF pretende construir dois reatores de tipo EPR em Hinkley Point, no sudoeste da Inglaterra, que deverão ser operados ainda em 2015 (dois anos depois do previsto inicialmente).


O projeto é avaliado em 18 bilhões de libras. A CGN (China General Nuclear Power Corporation) financiará um terço dessa soma e a EDF os dois terços restantes. A empresa francesa não exclui a entrada de novos investidores, embora sem perder a maioria de 50% das ações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação