Economia

Batalha das promoções: sete dicas para aproveitar o Black Friday

Atitudes simples como a pesquisa de preços, instalação de antivírus e atenção às condições de pagamento e de entrega ajudam os consumidores na hora de adquirir novos produtos

Jacqueline Saraiva
postado em 27/11/2015 08:00
;O gerente ficou maluco;, ;Preços explosivos;, ;descontos imperdíveis; e ;chance única; geralmente são frases vistas nas vitrines das lojas e nos anúncios de internet, onde o comércio tenta atrair clientes para o Black Friday. A campanha, de origem norte-americana, terá a quinta edição no Brasil nesta sexta-feira (27/11), ocasião ideal para quem quer aproveitar boas condições de compra e de venda nas 24 horas dedicadas às promoções. No entanto, para sair vitorioso nesta ;batalha; por bons produtos com preços em conta, o consumidor deve ter atenção redobrada.

Entre as principais reclamações dos clientes estão a cobrança de valor diferente do enunciado, a entrega do produto diferente, defeitos e problemas para realizar troca, cancelamento ou devolução. Segundo o advogado Márcio Mello Chaves, que é especialista em Direito Digital, dá para aproveitar bem o Black Friday desde que com atenção, principalmente às ofertas mirabolantes, e com cuidados simples, como a instalação de programas antivírus e firewall confiáveis, evitar compras em sites de venda de produtos piratas, entre outros. ;Navegar por eles por si só já pode oferecer riscos;, explicou.

Atitudes simples como a pesquisa de preços, instalação de antivírus e atenção às condições de pagamento e de entrega ajudam os consumidores na hora de adquirir novos produtos

[SAIBAMAIS]Quer mais dicas?
; Faça essa pergunta: ;Será que é realmente necessário gastar com isso? Essa dívida vale a pena?;. Faça uma lista dos itens que precisa comprar. O Procon-DF alerta: ;Manter o controle é fundamental para manter o seu orçamento equilibrado".
; O Procon orienta a sempre procure pelo selo Black Friday Legal 2015 (www.camara-e.net/blackfriday), que é uma garantia de que as ofertas da loja são reais e que a empresa se comprometeu a entregar no prazo.
; Há quem use o Black Friday como ;armadilha; contra o seu bolso. Um dos truques mais recorrentes é o da ;maquiagem;, quando o lojista aumenta o preço do produto dias antes e quando chega a hora da promoção, ele oferece desconto e faz com que o preço apenas volte para o normal ou até fique mais caro. ;O Código de Defesa do Consumidor prevê vários crimes praticados nessa época do ano, sendo os mais comuns aqueles relacionados à propaganda enganosa ou abusiva;, explica o advogado Márcio Mello Chaves.
; Sites de comparação de preços são excelentes ferramentas para acompanhar o histórico de preços de diversos produtos.
; O cliente deve ter noção de que no caso de preços a prazo não pode haver a incidência de juros. A soma das parcelas tem que ser o mesmo valor à vista. Outra dica é válida para os casos de sites que só oferecem uma opção de pagamento, geralmente por boleto. Caso ele pague o valor único e depois o site ;desapareça; ou não entregue o pedido, o cliente pode perder o valor investido na compra.
; ;Sentindo-se lesado o consumidor deve procurar também a Justiça, principalmente nos Juizados Especiais Cíveis devido ao baixo valor envolvido, e até mesmo a autoridade policial para a apuração do crime potencialmente cometido;, avalia o advogado Márcio Mello Chaves. As denúncias podem ser feitas através do Portal do Consumidor (www.portaldoconsumidor.gov.br), ou pelo telefone do Procon-DF, 151.

Lucros
Criada nos Estados Unidos, a campanha ocorre na sexta-feira seguinte ao feriado comemorativo no país do Dia de Ação de Graças. Na Black Friday 2014, os brasileiros proporcionaram R$ 1,16 bilhão em receita para as lojas virtuais, de acordo com a e-bit, empresa especializada em informações do setor. A expectativa, neste ano, é de um faturamento de R$ 1,3 bilhão, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Cerca de 80% dos consumidores on-line já aguardam pela Black Friday, segundo o E-bit, unidade especializada em informações do comércio eletrônico. O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) espera que as vendas aumentem em 10% no Distrito Federal, em comparação com 2014.

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