Economia

Falsos descontos fazem consumidores pesquisarem antes do Black Friday

Segundo pesquisa do SPC, 44% das pessoas que pretendem comprar na 6ª edição do evento já estão acompanhando o preço há algumas semanas

postado em 27/11/2015 08:05

Segundo pesquisa do SPC, 44% das pessoas que pretendem comprar na 6ª edição do evento já estão acompanhando o preço há algumas semanas

A Black Friday sempre atraiu grande parte dos consumidores, com os descontos ;imperdíveis; e a chance ;única; de comprar celulares, roupas e até viagens. Na edição deste ano, nesta sexta-feira (27/11), a Black Friday comemora seis anos no Brasil, e as pessoas estão empolgadas com os preços promocionais, mas admitem tomar certas cautelas. De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entre os entrevistados que vão comprar hoje, 44% vão verificar se os descontos são de fato reais.

O estudante Francisco Filho, 21 anos, ficou desconfiado depois do último evento da Black Friday no Brasil. Ele comprou um videogame, que a loja dizia estar com grande desconto e, ao pesquisar o preço, descobriu que, semanas antes, o produto estava com o mesmo valor promocional. ;Depois disso, fiquei desconfiado. Um amigo que trabalha com vendas explicou que algumas lojas aumentam o preço uma semana antes para dar o ;desconto; no dia da promoção. Por isso, este ano, já estou pesquisando há algumas semanas;, conta.

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[SAIBAMAIS]A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, diz que os consumidores conseguem algumas vantagens neste dia. Com os descontos, eles têm a oportunidade de comprar por um preço que cabe no bolso algo que estavam precisando, mas não tinham condições. A economista também alerta sobre alguns cuidados: ;Temos o Natal, as férias e o ano-novo, é uma fase de gastos. Por isso, é importante que o consumidor compre apenas o que de fato cabe no orçamento e confira se o desconto é realmente relevante;.

Eny Max, 23 anos, comprou um aparelho celular na Black Friday de 2014. O caso dele foi um pouco parecido com o de Francisco. Após comprar um smartphone na promoção, verificou que o aparelho abaixou definitivamente de preço por questões de mercado e não por causa da oferta. Segundo ele, a loja esperou o evento para atrair consumidores, dizendo que era um desconto atípico. ;Mesmo com esse falsa redução de preço, pretendo comprar a terceira geração do aparelho nesta sexta;, conta Eny.

Apesar de alguns transtornos na última compra, 54% dos consumidores estão atentos as boas oportunidades e, mesmo com os descontos, pretendem fazer pesquisa de mercado, escolhendo o equilíbrio entre desconto e credibilidade de venda. Em relação ao último ano, 87% dos entrevistados considera que a compra valeu a pena, e a satisfação ficou com nota de 7,9 e 34% pretendem comprar mais que no ano passado.

Benefícios para os lojistas
Com um salto positivo no evento, em 2014, os lojistas têm grandes oportunidades de aumentar as ofertas no Black Friday deste ano, 34% por entrevistados pelo SPC pretendem comprar mais que o último ano. De acordo com a economista Marcela Kawauti, é uma boa para desovar estoques. ;O lojista tem a chance de vender o que está parado. Para isso, ele precisa chegar ao meio do caminho com o consumidor, oferecer um bom produto com um preço que as pessoas podem pagar;, explica Marcela.

De acordo com o subgerente de uma loja de eletrônicos, Fábio Casa Grande, 28 anos, os lojistas conseguem atrair um grande número de consumidores nesta época. ;Aproveitamos para dar um maior desconto nos produtos que estão com pouca rotatividade no estoque. As promoções variam de 10 a 80% de desconto;, acrescenta Fábio. O SPC entrevistou 1.794 consumidores de ambos os sexos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras.

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