Economia

Consumidor precisa tomar cuidado para não se endividar durante Black Friday

Promoções que surgirem podem ser boas, mas não devem à frente da capacidade financeira do consumidor, afirmam especialistas

postado em 27/11/2015 08:20
[VIDEO1]

Grande promoção do varejo on-line, o Black Friday, nesta sexta-feira (27/11), exige atenção às armadilhas, em especial às compras por impulso. Especialistas explicam que o consumidor precisa sempre estar atento às diferenças entre necessitar e querer, além de fazer as contas do orçamento domestico. Para a consultora financeira, Gabriela Carneiro, as pessoas que passam por algum problema financeiro devem se privar deste tipo de promoções para evitar acúmulo de dívidas.

A organização é o principal aliado dos clientes. "Quem está passando por dificuldade financeira precisa se organizar antes de ir às compras. Tem que aproveitar a entrada de dinheiro para quitar as dívidas e então comprar nas promoções do ano que vem. Black Friday tem todo ano", afirmou.

Este é o caso do programador de sistemas, Marcos Paulo Tomé, 24 anos, que, apesar de se sentir tentado por promoções para comprar um celular novo, não gastará nas neste ano para quitar as dívidas que possui. "Verei as possibilidades de compra, mas a crise não está ajudando. Evito usar o cartão de crédito para não ter uma fatura muito alta. Vou esperar a situação melhorar e procurar produtos mais baratos ou similares ao que quero", disse.

Já para Jonathan Naza, 24 anos, que é vendedor, o comprometimento da renda não é necessariamente um impedimento para compras. Ele está esperando que na Black Friday surja uma promoção de câmeras fotográficas esportivas. "Mesmo eu estando em dívida eu quero comprar a câmera. Dependendo do preço dá para parcelar em várias prestações e o valor vai ser tão pequeno que nem perceberei. Não vai afetar muito", afirmou.

Muito mais que desejo
A psicóloga Angélica Rodrigues alerta para o desejo compulsivo de compras. O transtorno, conhecido como Oniomania, é caracterizado por uma alteração de personalidade, onde a pessoa tem um impulso descontrolado com o ato de comprar e não com o objeto comprado. "Os sintomas da doença são mais comuns em pessoas com mais idade e que já possuem estabilidade financeira, mas isso não impede que ocorra com os jovens", advertiu a psicóloga.

Ela aconselha aos compradores que façam uma reflexão todas as vezes que forem comprar e evitem locais que os possibilitem gastar com produtos supérfluos. Para as pessoas que têm o hábito de gastar por impulso, o ideal é que as compras sejam feitas em momentos de estabilidade emocional. "O senso de humor também afeta muito na decisão de compra. Quando a pessoa está feliz ela compra para comemorar, quando está triste ela compra para se alegrar. Estudos mostram que devemos, inclusive, evitar compras quando estivermos com fome, ela pode afetar no nosso senso de necessidade".

Fique atento
Sinais da Oniomania

- Não resistir ao impulso de comprar;
- Precisar efetuar a compra de qualquer maneira, independentemente do produto comprado;
- Perceber que está comprando coisas que não usa ou pouco usa;
- Gastar mais que o planejado, o que o prejudica financeiramente;
- Afetar negativamente seus planos de vida e das pessoas à sua volta;
- Assumir dívidas entre sete e dez vezes o valor de sua renda mensal;
- Pedir dinheiro emprestado para os outros e até aplicar golpes para poder saldar a dívida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação