Economia

Nervosismo político e tombo nos mercados chineses derrubam ações na Bovespa

Às 10h25, o Ibovespa perdia 0,68%, aos 49.816,00 pontos

Agência Estado
postado em 27/11/2015 10:46
A Bovespa abriu em queda nesta sexta-feira (27/11), em mais um dia que deve ser marcado pelo giro baixo, em função do funcionamento parcial dos mercados nos EUA. O mercado brasileiro caminha para fechar a semana com quase 2,5% de queda, pressionado pelo novo escândalo político. Nesta sexta, o tombo nos mercados chineses também colabora para o mau humor.

[SAIBAMAIS]Às 10h25, o Ibovespa perdia 0,68%, aos 49.816,00 pontos. Entre as blue chips, Petrobras (ON -0,41% e PN -0,88%) e Vale (ON -1,06% e PN -1,28%) recuavam, em linha com o movimento do petróleo e do minério de ferro. Os bancos (Itaú PN -0,60% e Bradesco PN -1,16%) também registravam quedas.

Após a prisão do líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT), o governo ainda trabalhar para escolher um novo líder e tentar aprovar até o fim do ano o Orçamento de 2016, como tanto tem insistido o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Na quinta-feira (26/11), em entrevista exclusiva ao Broadcast (serviço de notícias em tempo real da Agência Estado), ele disse que a partir de segunda-feira, 30, o governo poderá fazer um corte de todos os recursos disponíveis para gastos até o fim do ano, para não incorrer em infração junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) no fechamento das contas de 2015. Segundo antecipou o ministro, a estratégia estudada pelo governo é de um contingenciamento temporário, pronto para ser levantado assim que o Congresso aprovar a redução da meta fiscal deste ano.

No cenário externo, o principal índice da Bolsa de Xangai caiu 5,5% nesta sexta, após a autoridade reguladora do mercado informar que proibiu as corretoras de usar derivativos para financiar a compra de ações. Além disso, a Citic Securities, a maior corretora de ações do país, e a Guosen Securities, a terceira maior em ativos, informaram que são investigadas por supostas violações a regras de mercado. De forma geral, investidores temem a possibilidade de uma bolha financeira e um tropeço mais forte da atividade econômica da segunda maior economia do mundo.


No horário acima, Londres perdia 0,27%, Paris subia 0,10% e Frankfurt caía 0,01%. Em Nova York, onde os mercados terão pregão reduzido, em função do feriado de Ação de Graças de quinta, os índices futuros subiam, beneficiados pelas expectativas de vendas boas no Black Friday, que impulsionam as ações das varejistas. O Dow Jones perdia 0,06%, o S 500 avançava 0,05% e o Nasdaq tinha alta de 0,28%.

Entre as notícias corporativas, a Vale convocou entrevista coletiva para a manhã desta sexta-feira. O juiz da comarca de Mariana (MG), Frederico Esteves Duarte Gonçalves, acusa a mineradora Samarco de esconder dinheiro para evitar o cumprimento de decisão judicial que prevê o bloqueio de R$ 300 milhões em recursos da empresa para pagamento de danos depois do rompimento da barragem da empresa no distrito de Bento Rodrigues, no último dia 5.

Já a Eletrobras (ON %2b0,17%) reage à decisão do conselho de administração da estatal de aprovar a assinatura de um memorando de entendimentos para viabilizar o levantamento de falência da Eletronet. O documento foi celebrado entre a Eletropar, controlada da Eletrobras e controladora da Eletronet, com os credores LT Bandeirante, Furukawa Industrial e Alcacent-Lucent.

Com isso, as obrigações da Eletronet com as empresas que assinaram o memorando ficam extintas. A Eletrobras também marcou para o dia 28 de dezembro assembleia geral extraordinária para que os acionistas deliberem sobre a venda de controle acionário em várias subsidiárias da estatal, entre elas a goiana Celg, que deve ser objeto de leilão de privatização em janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação