Economia

Consumo de famílias cai 1,5% no 3º trimestre ante 2º trimestre, revela IBGE

O consumo do governo, por sua vez, subiu 0,3% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano

Agência Estado
postado em 01/12/2015 09:32
O consumo das famílias caiu 1,5% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou nesta terça-feira (1;/12), os resultados das Contas Nacionais Trimestrais. Na comparação com o terceiro trimestre de 2014, o consumo das famílias mostrou queda de 4,5%

[SAIBAMAIS]O consumo do governo, por sua vez, subiu 0,3% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Já na comparação com o terceiro trimestre de 2014, o consumo do governo mostrou queda de 0,4%.

As exportações contabilizadas no Produto Interno Bruto (PIB) diminuíram 1,8% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre de 2015. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, as exportações mostraram alta de 1,1%.

As importações contabilizadas no PIB, por sua vez, recuaram 6,9% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Já na comparação com o terceiro trimestre de 2014, as importações caíram 20%.

A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial. No PIB, entram bens e serviços, e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial, entram somente bens, e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.



Taxa de poupança
A taxa de poupança da economia brasileira ficou em 15% no terceiro trimestre de 2014, segundo dados divulgados nesta terça pelo IBGE. Já a taxa de investimento ficou em 18,1% no período.

FBCF
A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) caiu 4,0% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre de 2015. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a FBCF mostrou queda de 15%. Ainda segundo o IBGE, a taxa de investimento (FBCF/PIB) ficou em 18,1% no terceiro trimestre de 2015.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação