Economia

Queda do PIB brasileiro só não foi pior que a sofrida pela Ucrânia

Resultado do PIB no terceiro trimestre do Brasil foi o penúltimo em um ranking de 42 países elaborado pela Austin Rating

Rosana Hessel, Enviada Especial
postado em 01/12/2015 12:27
Rio de Janeiro (RJ) - A queda de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2014 colocou o país em penúltimo lugar em um ranking de 42 países levantados pela agência de classificação de risco Austin Rating liderado pela Índia, com expansão econômica de 7,4%. O desempenho do PIB do Brasil só não foi pior do que o da Ucrânia que teve retração de 7% no mesmo período e atravessa uma guerra civil.

Leia mais notícias em Economia

[SAIBAMAIS]Até a Rússia e a Venezuela, que atravessam problemas políticos tão graves quanto os brasileiros, registraram desempenho em seus respectivos PIBs melhores que o do Brasil, como mostra a tabela abaixo. No acumulado do ano, o PIB nacional encolheu 3,2%, superando previsões da maioria dos especialistas e do governo, de retração de 3%. ;O principal destaque negativo, mais uma vez, ficou a cargo dos investimentos, com queda de 12,7%, refletindo o ambiente político extremamente conturbado e que afeta diretamente a contínua perda de confiança na economia;, destacou o economista-chefe da Austin, Alex Agostini. ;O consumo das famílias, que representa aproximadamente dois terços da formação do PIB, e foi o pilar do crescimento econômico nos últimos 12 anos, já acumula retração de 3,0% neste ano;, completou.

Recessão
Na comparação do terceiro trimestre com o anterior, a queda foi de 1,7%, mas é a terceira consecutiva no ano. Para o economista, esses dados confirmam a recessão que país atravessa. Pelas estimativas da agência, o PIB brasileiro deverá encolher 3,5%, neste ano, e 2,6%, em 2016. ;Esse cenário de recessão, definitivamente, será confirmado neste ano e no próximo. E, se confirmadas nossas estimativas de retração do PIB brasileiro no biênio 2015-2016, esse será o pior desempenho econômico do Brasil em 85 anos;, completou ele lembrando que a última vez que o Brasil registrou queda do PIB por dois anos consecutivos foi em 1930 (-2,1%) e 1931 (-3,3%), após o crash da bolsa de Nova York em 1929, e no início da Grande Depressão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação