Economia

Governo afirma que desempenho do PIB é influenciado por incertezas

Muitas razões para a queda histórica no PIB e mal desempenho não são de naturezas economicas

postado em 01/12/2015 18:34
Após os dados do IBGE, que indicaram um encolhimento de 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, no tereceiro semestre deste ano, em relação ao anterior, o Ministério da Fazenda divulgou nota, na qual diz que "O desempenho do PIB é influenciado por incertezas".


O Ministério da Fazenda apontou ainda que essas incertezas são de natureza não econômica. Entre as razões para o mau desempenho está o quadro atual de reequilíbrio que o Brasil enfrenta. Esse quadro foi colocado como consequência "da queda dos preços das commodities e do fraco nível da atividade econômica mundial, com a decorrente queda da confiança de empresas e consumidores". Ainda que a contribuição do setor externo tenha permanecido positiva, a variação cambial e desaceleração da demanda interna causaram redução de 6,9% nas importações.



[SAIBAMAIS] Outra justificativa para retração econômica neste trimestre foi a queda no poder de consumo dos brasileiros. "O PIB no terceiro trimestre foi influenciado também por uma diminuição de 1,5% no consumo das famílias. A retração do consumo explica-se em boa parte pela persistência da inflação em vários segmentos, que tem corroído o poder de compra dos trabalhadores e das famílias em um ambiente de pouco dinamismo no mercado de trabalho".

De acordo com o ranking da agência Austin Rating, a retração de 4,5% na atividade econômica brasileira no terceiro trimestre ante o mesmo trimestre do ano anterior só não foi pior do que o desempenho da Ucrânia, cujo PIB amargou recuo de 7% no período. Países como Rússia e Venezuela, que atravessam problemas políticos tão graves quanto os brasileiros, registraram desempenho em seus respectivos PIBs melhores que o do Brasil.

Com informações da Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação