Economia

Mercado de telecomunicações vira guerra de centavos e megabytes

Para conquistar os clientes, as operadoras passaram a oferecer diferenciais, como não descontar o uso de redes sociais

Simone Kafruni
postado em 06/12/2015 08:10
As operadoras de telefonia móvel precisaram reposicionar seus pacotes para atender às mudanças no perfil do consumidor brasileiro e a disputa, no concorrido mercado de telecomunicações, virou uma guerra de centavos e megabytes. Os usuários, antes adeptos de vários chips para aproveitar os baixos preços e as franquias ilimitadas, querem menos voz e mais internet móvel para usar aplicativos. Não por acaso, neste ano, houve a primeira redução no número de acessos no país.

Para conquistar os clientes, as operadoras passaram a oferecer diferenciais, como não descontar o uso de redes sociais e aplicativos (apps) das franquias, cobrar o mesmo valor por chamadas para outras operadoras ou, ainda, garantir o compartilhamento do pacote. Na briga para aumentar a base de clientes, oferecer o menor preço é sempre a melhor arma, mesmo que a diferença seja de apenas R$ 0,01 (veja quadro).

Especialistas e associações de defesa dos consumidores, contudo, recomendam que é preciso ficar atento para ver se o que é prometido nas promoções de fato é cumprido. Eles alertam, por exemplo, que mídias baixadas de redes sociais e de apps consomem a franquia de dados e que, em alguns planos que prometem não cobrar mais por chamadas off-net (fora da rede), as ligações on-net (da mesma operadora), que antes eram ilimitadas, são tarifadas.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação