Economia

Turismo internacional movimenta 1,18 bi de viajantes e 10% do PIB mundial

Estes são os cinco pontos-chave do desta indústria florescente, que sofre, no entanto, com os efeitos dos atentados terroristas, epidemias e migrações

Agência France-Presse
postado em 10/02/2016 13:52
O turismo está em pleno auge e permite que milhões de pessoas no mundo conheçam outros países. Em 2015, 1,184 bilhão de pessoas saíram de seus países para fazer turismo, o que representa uma progressão de 4,4% interanual.

Estes são os cinco pontos-chave do desta indústria florescente, que sofre, no entanto, com os efeitos dos atentados terroristas, epidemias e migrações.

[SAIBAMAIS]- Europa (Rússia incluída) continua sendo a região mais visitada do mundo, com 609 milhões de viajantes registrados em 2015, seguida da Ásia-Pacífico (277 milhões) e das Américas (190 milhões). O norte da África registrou uma clara queda (-8%) devido aos temores de atentado, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

Leia mais notícias em Economia

- Em 2014, os rendimentos com o turismo internacional - gerados pelos gastos de alojamento, compras e transportes - alcançaram 1,5 trilhão de dólares (contra 900 bilhões em 2010). Os chineses foram, de longe, os que mais gastaram em 2014, seguidos dos americanos.

- O turismo representa 10% do PIB mundial, em impacto direto e induzido, e um em cada 11 empregos no mundo (também em impacto direto, indireto e induzido), segundo a OMT.

- China, Estados Unidos e Reino Unido registraram os maiores crescimentos de viajantes, enquanto que caiu o número de turistas russos e brasileiros devido à difícil situação econômica em seus países.

- O segmento de mercado das economias emergentes passou de 30% em 1980 a 45% em 2014 e deve chegar a 57% antes de 2030, o que equivaleria a mais de um bilhão de chegadas de turistas internacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação