Economia

Investidores europeus ameaçam processar Petrobras por perdas com corrupção

Neste mês, a Justiça dos Estados Unidos liberou investidores para processarem a Petrobras em ações conjuntas

Agência Estado
postado em 10/02/2016 17:06
Mais um grupo de investidores ameaça acionar a Petrobras na Justiça por causa das perdas decorrentes dos desvios de recursos que vieram à tona com a Operação Lava =0Jato, da Polícia Federal. Dessa vez, são investidores europeus, reunidos na fundação Stichting Petrobras Compensation, que, segundo comunicado oficial, enviou carta à petroleira chamando para negociar um acordo. Como não receberam resposta da empresa dizem que vão recorrer ao tribunal de Roterdã, na Holanda.

Leia mais notícias em Economia


Os investidores querem ser compensados pelas perdas com a desvalorização dos papéis da Petrobras na Bovespa e em bolsas de valores estrangeiras. "Em nome da Fundação nós escrevemos para a Petrobras que a Fundação deseja discutir uma possível solução para compensar investidores da Petrobras que compraram ações ou obrigações fora dos Estados Unidos. Caso a Petrobras não responda de forma satisfatória, a Fundação nos instruiu a iniciar processos judiciais na Holanda", informou ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, a advogada Martijn van Dam, que está tratando do caso.

Os investidores alegam que a Petrobras "tem operações significativas na Holanda" e ainda que áreas da petroleira supostamente envolvidas nos esquemas de corrupção também têm sede em Roterdã. "Os investidores europeus foram prejudicados por conta da suposta fraude e suborno ocorridos na Petrobras", afirma.

Neste mês, a Justiça dos Estados Unidos liberou investidores para processarem a Petrobras em ações conjuntas. Duas classes de investidores foram certificadas pelo juiz distrital norte-americano Jed Rakoff.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação