Economia

Christine Lagarde é a única candidata para presidir o FMI

Christine Lagarde é a única candidata à direção do Fundo Monetário Internacional (FMI), o que virtualmente assegura sua nomeação em julho, segundo um comunicado da instituição nesta quinta-feira

Agência France-Presse
postado em 11/02/2016 13:33

Depois de receber vários apoios de peso, Lagarde anunciou em 22 de janeiro sua candidatura a um segundo mandato como diretora-gerente do FMI


Washington, Estados Unidos - Nomeada à frente do FMI em julho de 2011 para cinco anos, a ex-ministra francesa de Economia apresentou oficialmente sua candidatura em 22 de janeiro e foi apoiada por vários setores da Europa, Estados Unidos e América Latina.

"Uma candidata, a atual diretora-gerente Christine Lagarde, foi admitida", indica, em um comunicado, o conselho de administração do FMI, que representa seus 188 estados-membros.

O conselho ouvirá agora Lagarde e espera tomar sua decisão o mais rápido possível, segundo a nota.

A decisão final, que não deve apresentar surpresas, ocorrerá até o início de março.

Depois de receber vários apoios de peso, Lagarde anunciou em 22 de janeiro sua candidatura a um segundo mandato como diretora-gerente do FMI, na expectativa de não ser atrapalhada por um complexo caso judicial na França.

Lagarde assumiu a instituição em 2011, sucedendo a seu compatriota Dominique Strauss-Kahn, derrubado por um escândalo sexual.

"Tive a honra de receber apoios desde a abertura do processo", afirmou Lagarde, de 60 anos, referindo-se, em particular, à França, ao Reino Unido, à Alemanha e à China.

No ano passado, essa ex-advogada empresarial e ministra francesa das Finanças (2007-2011), no governo de Nicolas Sarkozy, já havia sinalizado estar receptiva a um novo mandato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação