Economia

Meirelles deve anunciar hoje uma mulher para comandar o Tesouro Nacional

A secretária de Fazenda do Espírito Santo, Ana Paula Vescovi, está cotada para assumir o cargo no lugar de Otávio Ladeira. Ministro baterá o martelo hoje à tarde

Rosana Hessel
postado em 30/05/2016 12:33
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, deverá anunciar na tarde desta segunda-feira (30/05) a economista Ana Paula Vescovi, como nova secretária do Tesouro Nacional. O martelo ainda não está batido, mas fontes do governo avisam que é praticamente certo que o titular da equipe econômica do presidente em exercício Michel Temer escolha a economista para controlar a chave do cofre da União.

Ana Paula, secretária de Fazenda do Espírito Santo desde janeiro de 2015, é bem vista entre seus pares. Ao lado da secretária de Fazenda de Goiás, Ana Clara Abrão Costa, ela é considerada uma das principais integrantes do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e uma das peças-chaves para a negociação da dívida dos estados.

[SAIBAMAIS]Fontes próximas a Ana Paula contam que, no último ano, sua equipe desenvolveu um aplicativo que permite que ela e o governador Paulo Hartung (PMDB) acompanhem pelo celular, em tempo real, os gastos realizados, permitindo um maior controle das despesas do estado. Aliás, o ES está com as contas no azul e é uma das poucas unidades da federação com endividamento abaixo da média nacional. De acordo com dados da RC Consultores, a média dos estados dos menos endividados ficou em 66% da receita corrente líquida no ano passado, sendo que a taxa do Espírito Santo ficou em 57%.



Formada em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Ana Paula concluiu mestrado na área na Universidade de Brasília (UnB). Ela trabalhou como assessora parlamentar do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), entre 2010 e 2014, e foi presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, entre 2007 e 2010.

O anúncio do resultado fiscal de abril do governo central, que inclui Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social, será feito na tarde de hoje pelo secretário do Tesouro, Otávio Ladeira, informou a assessoria de imprensa da Fazenda. Ladeira, funcionário de carreira do órgão, era secretário adjunto do Tesouro durante a gestão de Joaquim Levy (2015) e assumiu o cargo após a saída do então titular Marcelo Saintive, em dezembro passado, quando assumiu o ex-ministro Nelson Barbosa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação