Economia

Ibef: tecnologia é foco de investimento para diretores financeiros

Em segundo lugar, segundo a pesquisa, vem os investimentos em ampliação da capacidade instalada, com 15,9%, seguido de novas linhas ou unidades de negócios (13,9%) e Pesquisa e Desenvolvimento (9,8%)

Agência Estado
postado em 30/05/2016 17:46

O maior foco de investimentos das empresas nos próximos 12 meses deve ser em Tecnologia de Informação. Isso é o que mostra uma pesquisa feita com diretores financeiros, realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef) e pela Saint Paul Escola de Negócios. Segundo o levantamento, para 23,9% dos CFOs entrevistados os aportes devem ter a tecnologia como prioridade.

Em segundo lugar, segundo a pesquisa, vem os investimentos em ampliação da capacidade instalada, com 15,9%, seguido de novas linhas ou unidades de negócios (13,9%) e Pesquisa e Desenvolvimento (9,8%).



No que diz respeito às expectativas com a economia brasileira, os executivos são pessimistas. Segundo a pesquisa, 46% das empresas têm expectativa de redução nos quadros de funcionários, e 51% esperam redução do quadro de terceiros. Além disso, 56,9% esperam aumento do custo de endividamento para os próximos 12 meses. A expectativa média para o Produto Interno Bruto (PIB) é de queda de 3%, com inflação de 8,9%. Os executivos esperam que o dólar chegue a R$ 4,40, e a Selic a 13,7%.

A pesquisa mostra que os diretores financeiros estão preocupados com o ambiente político e eventuais intervenções governamentais em diferentes setores da economia, e também com a demanda do mercado doméstico.

Foram entrevistados 99 diretores financeiros de mais de 20 segmentos da economia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação