Economia

Feriado nos EUA reduz negócios e Bovespa fecha em baixa

As ações da Petrobras acompanharam os preços do petróleo e terminaram o dia em alta de 0,86% (ON) e de 1,82% (PN)

Agência Estado
postado em 30/05/2016 18:08

O feriado americano do Memorial Day reduziu drasticamente o volume de negócios no mercado brasileiro de ações nesta segunda-feira (30/5). A Bovespa alternou pequenas altas e baixas e terminou o dia em queda de 0,18%, aos 48.964,34 pontos. Os negócios na bolsa brasileira totalizaram R$ 2,107 bilhões no horário regular, o mais baixo volume desde 17 fevereiro de 2005 (R$ 2,104 bilhões). A alta dos preços do petróleo no mercado internacional garantiu a valorização das ações da Petrobras, que por sua vez limitaram a baixa do Ibovespa.

A cautela do cenário político foi reforçada pela divulgação de novo áudio gravado pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, divulgado ontem pelo Fantástico. Desta vez, o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, aparece em conversas com o Sérgio Machado e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), orientando como eles deveriam agir em relação às investigações da Operação Lava Jato. Após reunião com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, Temer teria decidido manter Silveira no cargo "por enquanto".



Por outro lado, causaram repercussão positiva as declarações feitas hoje pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Entre outros pontos, o ministro disse que, apesar da queda no potencial de crescimento do Brasil, um país que registra dois anos de recessão possui muita capacidade ociosa e pode ter uma recuperação mais rápida que o previsto. Meirelles disse ainda não ter pressa de vender os ativos do Fundo Soberano Brasileiro (FSB). A declaração teve impacto direto sobre as ações ordinárias do Banco do Brasil, que subiram 1,74%.

As ações da Petrobras acompanharam os preços do petróleo e terminaram o dia em alta de 0,86% (ON) e de 1,82% (PN). Os contratos futuros de petróleo tiveram leve alta, às vésperas da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), na quinta-feira. No pregão eletrônico da New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo para julho subiu 0,54%. Na Intercontinental Exchange (ICE), o contrato para agosto fechou em alta de 0,82%.

Com o resultado de hoje, o Ibovespa passa a contabilizar queda de 9,17% em maio e alta de 12,95% em 2016.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação