Economia

Governo programa 14ª rodada de áreas de petróleo para fim do ano e 2017

O detalhamento da proposta deverá ser divulgado pela ANP entre 30 e 40 dias, segundo o ministro

Agência Estado
postado em 28/06/2016 14:44


O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que o governo deve dar início à 14; rodada de licitações de petróleo e gás com a realização de um leilão até o fim deste ano e outro em 2017.

As áreas foram apresentadas nesta terça-feira (28/6) pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em Brasília. Fernando Filho não precisou quais serão as áreas ou o montante que devem ir a leilão. A previsão, porém, é que a maior parte dessas áreas seja oferecida somente no ano que vem.

O detalhamento da proposta deverá ser divulgado pela ANP entre 30 e 40 dias, segundo o ministro. "Foram apresentadas as áreas pela ANP. Há um grupo de trabalho interministerial que vai definir o que será oferecido em rodada neste ano e no ano que vem. A tendência é de que tenhamos um leilão menor neste fim de ano e um maior no ano que vem", disse o ministro após a reunião do CNPE.


Apesar de as áreas apresentadas pela ANP não terem incluído exploração no pré-sal, o secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República, Moreira Franco, sinalizou que as áreas em águas profundas poderão, sim, ser incluídas na 14; rodada. "Apesar de não terem sido apresentadas pela ANP, há uma tendência de que tenhamos áreas do pré-sal."

Moreira comentou que as ofertas poderão ter até 180 dias de prazo para avaliação das empresas, dada a complexidade dos projetos.

Eletrobras

O encontro do CNPE contou com a presença, pela primeira vez, do novo presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior. Ele evitou fazer comentários sobre suas prioridades à frente da estatal, mas indicou que deve acelerar o processo de venda das distribuidoras.

Wilson Ferreira ainda está vinculado à CPFL, empresa que deixará só no dia 1; de julho, depois de 18 anos no cargo. Ele pediu um tempo para se liberar de compromissos com o grupo de energia sediado em Campinas (SP). O atual presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, deve colaborar com o processo de transição da empresa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação