Economia

Aumento gradual de juros continua 'apropriada', afirma Mester, do Fed

Mester, que vota nas reuniões de política monetária este ano, afirmou que os fundamentos da economia norte-americana estão "sólidos"

Agência Estado
postado em 01/07/2016 13:07
A presidente da regional do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Cleveland, Loretta Mester, afirmou hoje que ela ainda analisa os impactos sobre os Estados Unidos da decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia, mas que continua favorável a uma elevação dos juros próximos meses.

"O progresso que vem sendo atingido pela nossa política sugere que uma alta gradual dos juros continua apropriada", afirmou.

Mester, que vota nas reuniões de política monetária este ano, afirmou que os fundamentos da economia norte-americana estão "sólidos". Ela espera que a economia continua a crescer "ligeiramente acima da tendência de longo praz ode 2,0%", com o desemprego se mantendo abaixo de 5,0% e a inflação se movendo gradualmente para a meta de 2,0%.



A perspectiva positiva é explicada pela política acomodatícia do Fed, menores níveis de débito e melhorias no mercado de trabalho, além do petróleo mais barato e um sistema bancário "mais resistente".

Ela admitiu que a votação do Brexit e os choques sentidos pelos mercados demandam cautela. Eles influenciaram sua decisão de apoiar a manutenção dos juros na reunião de junho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação