Economia

Arrecadação cai 7,14% e tem pior junho desde 2010, segundo a Receita

Paulo Silva Pinto
postado em 28/07/2016 09:56
A arrecadação federal continua sua trajetória de queda, com redução de 7,14% em junho em relação ao mesmo mês de 2015 em termos reais, levando em conta a inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O montante de R$ 98,13 bilhões recolhidos pela União foi anunciado nesta manhã de quinta-feira (28/7) pela Receita Federal. De acordo com o órgão do Ministério da Fazenda, a arrecadação acumulada no primeiro semestre deste ano foi de 615,26 bilhões, redução de 7,33% em relação a igual período do ano passado quando considerado o IPCA.

Segundo a Receita, o desempenho é resultado do ;desempenho da economia;, um eufemismo para a forte retração da atividade que o país enfrenta, a maior da história.



Prova dos efeitos da crise sobre o setor privado está no desempenho dos tributos ligados ao emprego e ao faturamento das empresas, com redução acima da média.

A receita das contribuições previdenciárias caiu 9,34% em termos reais na comparação com junho de 2015. O Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) caíram 7,58%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação