Economia

Banco Central mantém Selic em 14,25% ao ano

O Comitê de Política Monetária mantém os juros estáveis pela nona reunião consecutiva. Ajuste fiscal necessário para queda de juros pode ser ameaçado com ruptura da base

Antonio Temóteo
postado em 31/08/2016 18:05
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a taxa básica de juros (Selic) em 14,25% ao ano pela nova vez consecutiva. A decisão, tomada de maneira unânime pelo colegiado, era esperada pelo mercado. Os analistas apostam que o início do ciclo de afrouxamento dos juros só começará após a inflação corrente diminuir e o Congresso Nacional aprovar medidas para reequilibrar as contas públicas.

A maioria dos economistas estima que a autoridade monetária deve iniciar a queda de juros na última reunião do ano, que ocorrerá em 29 e 30 de novembro. Eles avaliam que ata lá o governo terá encaminhado algumas das medidas fiscais, entre elas a aprovação do teto para crescimento dos gastos públicos. Apesar disso, disso os mesmo ressaltam que há o risco de que o processo de distensão da Selic pode ficar para o próximo ano.

O temor é de que a base do governo perca unidade após vários senadores votarem pela manutenção dos direitos políticos da ex-presidente Dilma Rousseff. O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) já afirmou que adotará postura indecente nas votações em plenário. O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-GO) entregou o cargo de líder do governo no Senado e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) reclamou da falta de coerência dos parlamentares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação