Economia

EUA pedem que FMI seja mais explícito sobre economia global

Os EUA esperam que a entidade financeira internacional faça maiores esforços para impulsionar países como a Alemanha a gastar mais de seu orçamento, em uma tentativa de promover o crescimento

Agência France-Presse
postado em 08/10/2016 16:11
Os Estados Unidos pediram neste sábado (8/10) que o Fundo Monetário Internacional (FMI) se pronuncie com mais clareza sobre assuntos relevantes da economia global, incluindo as taxas de câmbio embora isso torne a organização mais impopular.

O FMI "deve intensificar a análise e se tornar mais aberto sobre assuntos importantes que têm impacto no crescimento e na estabilidade do sistema econômico global", expressou o secretário americano do Tesouro, Jacob Lew, em nota.

Entre os temas em que o FMI deve adotar uma posição pública, o funcionário mencionou as taxas de câmbio, os desequilíbrios em contas correntes e a insatisfação da demanda.

"Em determinados momentos isso pode tornar o FMI impopular", acrescentou. "Mas ser mais claro sobre assuntos centrais em seu mandato seguramente tornará o FMI uma instituição mais efetiva no longo prazo", apontou.

Os Estados Unidos, maiores acionistas do FMI, esperam que a entidade financeira internacional faça maiores esforços para impulsionar países como a Alemanha a gastar mais de seu orçamento, em uma tentativa de promover o crescimento.

Lew também pediu ao Banco Mundial - onde Washington também é o maior acionista - a "administrar melhor" a pressão que as crescentes demandas de países-membros estão colocando sobre os recursos disponíveis no banco.

Para o funcionário americano, o banco poderá superar esse desafio com "seletividade e maior disciplina" para manter níveis viáveis de empréstimos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação