Economia

Horário de verão pode gerar economia de R$ 147,5 milhões

O consumo representa, principalmente, o custo evitado em despacho de usinas térmicas por questões de segurança elétrica.

postado em 16/10/2016 07:00
O Ministério de Minas e Energia calcula que com a entrada do horário de verão hoje haverá uma redução média da demanda no período de pico de 4,5% e uma economia absoluta, até 19 de fevereiro de 2017, de 0,5%, o que corresponde, aproximadamente, ao consumo mensal de energia da cidade de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.

Para este ano, a expectativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico é que a medida possibilite uma economia de R$ 147,5 milhões, que representa, principalmente, o custo evitado em despacho de usinas térmicas por questões de segurança elétrica.

Leia mais notícias em Economia

[SAIBAMAIS]A meia-noite de ontem os relógios dos moradores de 11 unidades da Federação ; Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo ; foram adiantados em uma hora.

Viagens
Quem tem viagem marcada para os próximos dias deve ficar atento aos horários de embarque. Os horários dos bilhetes de passagem são impressos em hora local, e, para evitar transtornos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta aos passageiros que entrem em contato com as empresas aéreas em caso de dúvidas.

Além da redução do consumo de energia com o melhor aproveitamento da luz do dia, os brasileiros podem aproveitar para diminuir o gasto tomando alguns cuidados no dia a dia. Algumas dicas são conhecidas como apagar a luz ao sair de um ambiente; usar lâmpadas fluorescentes compactas ou de LED; preferir a luz natural durante o dia e desligar o chuveiro enquanto se ensaboa. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disponibiliza uma cartilha com várias orientações sobre o uso racional da energia.







Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação