Economia

Petrobras altera contratos com distribuidoras de GLP mas não muda tabela

A Petrobras diz que esse movimento é semelhante ao realizado há dois anos para os contratos de fornecimento de diesel e gasolina

Agência Estado
postado em 01/11/2016 12:15
A Petrobras afirma que alterou os contratos de fornecimento de GLP com distribuidoras, mas ressalta que não fez qualquer mudança na tabela de custos, que "continua tendo a mesma tarifação". A informação consta de nota de esclarecimento à imprensa sobre notícias de que o gás de cozinha teria aumento de preços a partir desta terça-feira, 1; de dezembro.

Segundo a estatal, a alteração nos contratos foi feita "para melhor refletir custos de logística que tipicamente deveriam por elas ser cobertos, mas que eram suportados pela companhia. Na prática, está se reduzindo subsídios às distribuidoras de GLP." Ainda na nota, a Petrobras diz que esse movimento é semelhante ao realizado há dois anos para os contratos de fornecimento de diesel e gasolina.

No caso do botijão residencial, de 13 quilos, o impacto estimado sobre os preços é de R$ 0,20 por unidade, em média nacional. Ainda segundo cálculos internos, "o impacto máximo, desconsiderando a média nacional, não ultrapassará R$ 0,70 por botijão nos preços cobrados pela Petrobras às distribuidoras", diz a nota.



A empresa lembra que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de derivados e que "as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor." Ressalta ainda que "não tem qualquer ingerência na precificação final adotada por distribuidoras e revendedores de combustíveis".



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação