Economia

Fed espera mais progressos econômicos antes de elevar os juros

Os juros continuarão entre 0,25 e 0,50% tal como era esperado por analistas e mercados

Agência France-Presse
postado em 02/11/2016 19:15
O Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos disse nesta quarta-feira que a possibilidade de aumentar os juros se fortaleceu com a melhora da economia, mas decidiu esperar novos dados antes de dar esse passo.

A seis dias das disputadas eleições presidenciais, o comitê de política monetária do Fed (FOMC) anunciou que os juros continuarão entre 0,25 e 0,50% tal como esperavam os analistas e os mercados.

De forma não explícita, o FOMC deixou aberta a possibilidade de um rápido endurecimento da política monetária. Dois dos membros do organismo votaram contra o statu quo.

Os juros, portanto, podem ser aumentados em dezembro. O comunicado afirmou que "a inflação vai subir para 2% no médio prazo". A taxa anual é atualmente de 1,2%, segundo o índice PCE.

O Fed traçou um panorama relativamente bom da economia. Mencionou que o crescimento "se acelerou" desde o primeiro semestre e foi de 2,9% no terceiro trimestre.

Os gastos das famílias, motor da maior economia mundial, aumentaram "moderadamente" embora os investimentos das empresas "permanecem fracos".

Para o Fed, as perspectivas econômicas dos Estados Unidos são em termos gerais "equilibradas" e disse que a instituição continuará atenta a evolução dos acontecimentos econômicos e financeiros mundiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação