Economia

HSBC é ameaçado de julgamento na França por fraude fiscal

O HSBC é acusado de ter oferecido a ricos clientes franceses caminhos para colocar fundos em paraísos fiscais e burlar o pagamento de impostos na França

Agência France-Presse
postado em 03/11/2016 08:51
Paris, França - O banco britânico HSBC está sob ameaça de julgamento na França por fraude fiscal após o pedido da Procuradoria de assuntos financeiros de que seja julgado ante um tribunal, informou nesta quinta-feira uma fonte próxima à investigação. Se os juízes de instrução admitirem a solicitação da Procuradoria, o HSBC, um dos primeiros bancos da Europa, será julgado em Paris por "lavagem de dinheiro de fraude fiscal" e por "cumplicidade em captação ilegal" de fundos, segundo esta fonte.

O HSBC é acusado de ter oferecido a ricos clientes franceses caminhos para colocar fundos em paraísos fiscais e burlar o pagamento de impostos na França. O caso afeta concretamente a filial suíça do banco, HSBC Private Bank Suisse (HSBC PB). O caso começou quando as autoridades francesas receberam no fim de 2008 documentos roubados por Herve Falciani, um ex-funcionário do HSBC.

Posteriormente ganhou relevância internacional em 2015 com a explosão do chamado escândalo "Swissleaks". Tratou-se de uma série de revelações que acusavam o banco britânico de ter colocado entre novembro de 2006 e março de 2007 um total de 180 bilhões de euros pertencentes a ricos clientes em contas na Suíça, o que lhes permitia burlar o fisco em seu país.



Isso também permitiu a abertura de várias investigações na Europa, especialmente na Bélgica e na Espanha. "Tomamos nota das conclusões da Procuradoria nacional financeira e seguiremos defendendo firmemente nossos interesses", reagiu um porta-voz do banco, em um comunicado enviado à AFP.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação