SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Anatel afasta Société Mondiale do conselho administrativo da Oi

Há suspeitas de irregularidades na condução da empresa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/11/2016 13:42

Vera Batista


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio de medida cautelar, nesta terça-feira (8/11), retirou o fundo Société Mondiale, da participação no conselho de adminsitração da Oi, em recuperação judicial. E também abriu um processo para apurar qual foi a influência do fundo, até o momento. A decisão foi assinada nesta terça-feira por Carlos Baigorri, superintendente de competição da Anatel, com base em matérias publicadas durante o fim se semana apontando que os indicados da Société Mondiale, cujo proprietário é o empresário Nelson Tanure, estariam influindo nas decisões da Oi, sem antes terem a anuência prévia da Anatel para tal, obrigatória, nesse caso. Caso a irregularidade seja comprovada, a previsão é de multa de R$ 50 milhões por reunião do conselho. Na Oi, Tanure tem 6,32% de participação.

Leia mais notícias em Economia


Segundo Baigorri, “foi uma medida preventiva, para deixar claro que esse comportamento não pode acontecer enquanto não tiver anuência”. Segundo Karla Crosara, superintendente de controle de obrigações da Anatel, a investigação poderá resultar em advertências ou até na caducidade da concessão da Oi. A Oi fez o maior pedido de recuperação judicial da história do Brasil, em 20 de junho último, no montante de R$ 64 bilhões em bônus, dívidas bancárias e responsabilidades operacionais. Ontem, o ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicação, Gilberto Kassab, divulgou que esta sendo estudada uma medida provisória para mudar as regras e permitir uma intervenção na Oi. Seria, disse, uma preparação do governo para enfrentar a situação.

Kassab ressaltou, no entanto, que a prioridade do governo é salvar a Oi, mas se não for possível será articulada uma solução de mercado para que a empresa possa ser vendida. Pelas normas atuais, da Lei de Recuperação Judicial, só é permitida intervenção nos serviços de concessão. Os serviços de telefonia celular e de internet dependem se seguem as regras de mercado. A Oi tem 70 milhões de clientes no Brasil. É a maior operadora de telefonia fixa, com 34% do mercado, e a quarta em telefonia móvel com 18% .

publicidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

publicidade