Economia

Gleisi pede verificação de quórum na CCJ, esvaziada; presidente nega

A petista insistiu que o regimento permitia a verificação durante a sessão de discussões, mas a mesa manteve a decisão

postado em 09/11/2016 14:01

Em meio ao esvaziamento da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Teto de Gastos, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) solicitou a verificação de quórum. O painel marca a presença de 27 senadores na comissão, mas menos de 10 parlamentares ocupam efetivamente as mesas para acompanhar o voto em separado do senador Roberto Requião (PMDB-PR).


"Solicito a verificação de quórum, pois não há senadores aqui. Está sendo lido o voto em separado, mas o plenário está vazio", disse Gleisi, que recebeu o apoio de outros membros da oposição. Em caso de quórum abaixo de 14 parlamentares, a sessão seria encerrada.

O presidente da CCJ, senador José Maranhão (PMDB-PB), negou o pedido e disse que só é possível solicitar verificação de quórum em momento de votação. A petista insistiu que o regimento permitia a verificação durante a sessão de discussões, mas a mesa manteve a decisão.

Requião retomou então a leitura de seu voto, mas não deixou de reclamar da decisão. "Fica claro absoluto desinteresse pelo Senado por questões importantes para o país. A PEC significa uma espécie de suicídio", disse.

Por Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação