Economia

Índice de novas vagas de emprego tem em outubro maior queda desde 2009

No índice que mede a proporção de vagas por candidato, o resultado, ainda próximo do nível de dez anos atrás, mostrou declínio de 45,8% em relação a outubro de 2015, mas mostrou ligeiro crescimento de 0,9% na comparação com setembro

postado em 11/11/2016 10:29

Calculado com base nos anúncios de emprego no site de recrutamento, o índice Catho-Fipe de novas vagas de emprego registrou queda de 27% em outubro, comparativamente a igual período de 2015, renovando assim o maior tombo na base de comparação interanual desde o fim de 2009 - o recuo anual registrado em setembro havia sido de 23,9%. Apesar disso, o indicador subiu 1,5% na passagem de setembro para outubro, a primeira alta no comparativo mensal em quatro meses. No acumulado do ano, a queda se aprofundou: de 6,6%, em setembro, para 8,5% no mês passado.

No índice que mede a proporção de vagas por candidato, o resultado, ainda próximo do nível de dez anos atrás, mostrou declínio de 45,8% em relação a outubro de 2015, mas mostrou ligeiro crescimento de 0,9% na comparação com setembro.


Agora, o índice de vagas por candidato soma 27 meses consecutivos de baixa na comparação com mesmo mês do ano anterior, um recorde negativo na série histórica iniciada em 2004. No acumulado de 2016, a queda nesse indicador é de 34,2%.

Também houve forte queda, de 26,7% na comparação com outubro de 2015, no índice da Catho que mede a relação entre vagas de emprego e a população economicamente ativa. Frente a setembro, esse indicador ficou praticamente estável, com recuo de apenas 0,2%. No acumulado de janeiro a outubro, comparativamente a igual período do ano passado, a queda foi de 10%. Quanto maior o valor desse índice, menor tende a ser a taxa de desemprego. Os indicadores são medidos pela Catho em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Por Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação