Economia

BC diz que só reduz estoque de swap quando condições do mercado permitem

Diante da aversão ao risco observada no mercado após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos esta semana, o BC interrompeu as operações com swap cambial reverso

postado em 11/11/2016 13:06

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse nesta sexta-feira, 11, em Santiago, no Chile, que a instituição só age para reduzir o estoque de contratos de swap cambial quando há condições adequadas no mercado. A afirmação acontece após o BC interromper a oferta de contratos de swap cambial reverso - operação que reduz o estoque de swaps e tem efeito equivalente à compra de dólares no mercado futuro.

"O Banco Central só reduz o seu estoque de swaps cambiais quando as condições do mercado permitirem", disse Ilan Goldfajn durante palestra na 20; Conferência Anual do Banco Central do Chile. Segundo apontamentos do presidente do BC publicados na página da instituição na internet, Goldfajn também exaltou a importância do regime de câmbio flutuante e disse que essa é "uma importante ferramenta".


Diante da aversão ao risco observada no mercado após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos esta semana, o BC interrompeu as operações com swap cambial reverso e na quinta anunciou que voltaria a renovar contratos com a oferta de swap cambial tradicional - operação que tem efeito comparável à venda de dólares no mercado futuro.

No Chile, Ilan Goldfajn citou ainda que, do ponto de vista das economias emergentes, a liquidez abundante e a lenta recuperação do crescimento entre as grandes economias cria um "período benigno". Nesse quadro, o presidente do BC destacou especialmente que a liquidez existente reduz o custo do crédito, o que favorece as economias emergentes.

Em meio a esse cenário positivo, o presidente do BC voltou a defender que emergentes devem aproveitar o ambiente favorável para executar os ajustes necessários na economia. "Para o Brasil, é importante aprovar reformas, o teto de gastos e a reforma da Previdência Social, para restaurar a confiança e criar condições para a recuperação econômica com inflação baixa e estável", citou, segundo os apontamentos publicados pelo BC.

Sobre a inflação, o presidente do BC voltou a repetir que a autoridade monetária está comprometida em levar a inflação de volta à meta e mantê-la estável. "Isso ajudará a economia a recuperar confiança e retomar o crescimento", disse.

Por Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação