Economia

Setor de serviços tomba 4,9% e atinge pior resultado histórico

Os dados do IBGE indicam, ainda, que o volume dos serviços já havia caído 1,4% em agosto frente a julho

Rodolfo Costa
postado em 16/11/2016 10:17
O setor de serviços continua mergulhado em crise. Em setembro, o volume recuou 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (16/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a maior queda já registrada para o mês em toda a série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Na comparação com agosto, a queda foi de 0,3%, resultado que levou a atividade a registrar um tombo de 5% no acumulado em 12 meses.

Leia mais notícias em Economia

[SAIBAMAIS]Por ser um setor muito ligado ao desempenho de outras atividades produtivas, a queda do volume no mês já era prevista por analistas. Com a indústria trabalhando em menor ritmo de produção, a demanda por serviços de transporte despencou em setembro, registrando recuo de 9% em relação ao mesmo período do ano passado.

A perda de receitas tanto de empresas, como também dos governos em todas as esferas do poder, teve influência na demanda por serviços profissionais, administrativos e complementares, segmento que registrou queda do volume de 3,8%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação