Economia

Brasil está preparado para enfrentar cenários adversos, diz Ilan Goldfajn

"Estamos bem preparados para enfrentar cenários adversos que possam se apresentar", declarou o presidente do BC

postado em 21/11/2016 13:15

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse nesta segunda-feira (21/11) que ainda é muito cedo para saber o rumo que política americana tomará sob a nova administração, do presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump, mas que o Brasil possui um arcabouço de política econômica consistente. As afirmações foram feitas num discurso gravado em vídeo e exibido no seminário "Reavaliação do Risco Brasil", promovido pela Fundação Getulio Vargas e Federação das Indústria do Estado do Rio de Janeiro.

"Estamos bem preparados para enfrentar cenários adversos que possam se apresentar", declarou o presidente do BC.


No discurso, Ilan lembrou que o estoque de reservas brasileiras é um seguro contra distorções no mercado. Segundo ele, a autoridade monetária usa ferramentas para evitar situações em que haja falta de liquidez.

O presidente do BC também defendeu que o regime de câmbio flutuante tem importante papel estabilizador frente a possíveis choques externos e domésticos.

Por Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação