Economia

Correio promove debate sobre o futuro das formas de pagamento

Especialistas de diversas áreas do setor financeiro falarão sobre os meios tradicionais e novas tecnologias; as inscrições são gratuitas

postado em 22/11/2016 18:05
A evolução dos meios de pagamento acaba fazendo com que algumas dessas formas se tornem obsoletas, e cada vez menos utilizadas. Os cartões eletrônicos de crédito e débito vem ganhando cada vez mais espaço e já substituíram o dinheiro na carteira de muitos brasileiros. Por outro lado, os cheques vem perdendo bastante espaço, com uma redução de 79,84% nas compensações em 20 anos, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Para debater alternativas, novidades e buscar soluções, o Correio Braziliense promove amanhã (24) o Correio Debate - O Futuro dos Meios de Pagamento: Desafios e Soluções, em parceria com a União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (Unecs).

Entre os painelistas, está o presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Salmucci Júnior, no cargo desde 2008. Paulo também é membro da Unecs, formada por sete entidades que, juntas, representam 20% dos empregos formais no país e um faturamento de R$ 1 trilhão no PIB.

O debate contará, ainda, com a presença do economista português Pedro Menezes, com vasta experiência no setor bancário europeu e que atualmente atua no Brasil aconselhando clientes institucionais sobre risco e concorrência, com destaque para os setores bancários e de meios de pagamento.

Marcelo Nunes, especialista em defesa da concorrência e coordenador-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), dará destaque às novas perspectivas para o ambiente concorrencial na indústria de meios de pagamento.

Henrique Capdeville, presidente da First Data no Brasil, debaterá os entraves ao ingresso de novos agentes no mercado de empresas adquirentes de cartões eletrônicos. Capdeville lidera uma equipe de profissionais em todo o país que promove soluções e serviços de processamento de dados e métodos de pagamento.

No rol de painelistas, Aldo Mendes, ex-diretor de Política Monetária do Banco Central do Brasil e doutor em economia pela Universidade de São Paulo. Já foi presidente da Cia de Seguros Aliança do Brasil e atuou por quase 30 anos no Banco do Brasil.

O diretor de Políticas de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior, Douglas Ferreira falará sobre implantação e avaliação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor.

Deputado federal pelo PSD de São Paulo e membro da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Comércio, Serviços e Empreendedorismo, Herculano Passos dará o panorama legislativo para os interesses deste setor no Congresso Nacional.

SERVIÇO

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.correiobraziliense.com.br/correiodebate. As vagas são limitadas.

; Programação
De 9h às 9h30 ; Credenciamento e welcome coffee
9h30 às 9h45 ; Abertura
De 9h45 as 11h45 ; Painel único: Meios de Pagamento e os Desafios para o Setor de Comércio e Serviços
11h45 ; Encerramento

Data: 24/11/2016
Local: Auditório do Correio Brasiliense
Inscrições: gratuitas, no correiobraziliense.com.br/correiodebate, até 23/11/2016

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação