Economia

The Economist cita que Sul do Brasil sofre menos com recessão do país

A revista ressalta que a região também difere do restante do Brasil por alguns aspectos, como o clima, por exemplo

postado em 24/11/2016 15:43

A revista britânica The Economist, que será distribuída no fim de semana, traz um longo artigo a respeito do Sul do Brasil na seção "The Americas". A publicação cita que os três Estados têm sofrido menos com os piores danos da recessão econômica pela qual atravessa o País e salienta que a sorte da região começa com o clima e a geografia. "Não é o país que você conhece", enfatiza o semanário.

A The Economist lembra que a população local é descendente de imigrantes da Alemanha, Polônia e outros países da Europa Central que, juntamente com os italianos do norte, colonizaram a região a partir de meados do século 19. Para localizar os leitores europeus, que às vezes têm dificuldade de dimensionar o tamanho do país, a edição lembra que o Sul tem uma área do tamanho da França e uma população de 29 milhões de habitantes.


A revista ressalta que a região também difere do restante do Brasil por alguns aspectos, como o clima, por exemplo. Cita que a temperatura pode cair abaixo de zero em terrenos montanhosos, alguns telhados são inclinados, como que construídos para não reter neve, que os sulistas preferem chá de erva-mate a cafezinhos e que olham tanto para o Uruguai e para a Argentina quanto para o resto do Brasil. "Florianópolis, capital de Santa Catarina, tem voos para Buenos Aires, mas não para Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o segundo maior Estado do País", ilustra a publicação.

Apesar desses dados curiosos, a The Economist salienta que a maior diferença hoje dessa região do Brasil com as demais está na área econômica. "Embora a região não tenha sido poupada da pior recessão da história moderna do Brasil, seus efeitos foram mais leves", concluiu a revista, citando a taxa de desemprego local de 8% ante a média nacional de 11,8% e a manutenção da arrecadação no ritmo da inflação - o que sinalizaria um nível de consumo resiliente. "Esta força tem suas origens na história industrial, mas a região tem lições para ensinar o resto do Brasil."

A publicação revela ainda que a desigualdade na região é menor do que no restante do País, que o Produto Interno Bruto (PIB) per capita é superior à média nacional e que os alunos da região superam a maioria dos outros estudantes brasileiros em testes internacionais. Para apresentar a reportagem, a revista ouviu o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e avaliou que os governos locais impuseram menos "da burocracia corporativa pela qual o Brasil é famoso". Diz ainda que os Estados do Sul estão entre os mais competitivos do país.

Por Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação