Economia

Com promoções, comércio prevê crescimento nas vendas

O consumo médio de cada pessoa que comprará na data deve ser de R$ 1,43 mil, valor que deve representar um aumento real de 31% em relação ao desembolso de 2015

Rodolfo Costa
postado em 25/11/2016 12:17

Cleide Santos:


A depender do perfil dos consumidores, os lojistas terão, de fato, uma Black Friday a ser celebrada. De acordo com um estudo da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o consumo médio de cada pessoa que comprará na data deve ser de R$ 1,43 mil, valor que deve representar um aumento real de 31% em relação ao desembolso de 2015.

Além da previsão de um gasto maior, o estudo aponta que 45% desses consumidores vão comprar mais produtos do que em 2015. E a expectativa, claro, é por bons descontos. Entre os consultados, 42% deles esperam que as promoções ultrapassem os 40%.

Para o superintendente da CNDL, Éverton Correia, os números mostram uma mudança do padrão de consumo, que esperam a data para comprar especialmente produtos duráveis. ;Eles sabem que terão descontos significativos e poderão usar o 13; salário no consumo;, avalia.

O objetivo de aproveitar a Black Friday é tão relevante que 39,1% dos consumidores planejam parcelar as compras no cartão de crédito. A pesquisa da CNDL aponta, ainda, que 30,8% dos consumidores admitem que vão gastar mais do que pode nas promoções.

Orçamento

Apesar do número, Correia acredita que as famílias estão melhor preparadas para consumir. ;Não descarto que algumas pessoas poderão recorrer a linhas de crédito para algumas compras, mas será um movimento pequeno. Os consumidores estão mais confiantes em relação ao emprego do que há um ano, e mais conscientes no uso do orçamento. Vão comprar o que, de fato, necessitam;, avalia.

A auxiliar operacional Cleide Santos, 25 anos, pretende aproveitar a Black Friday pela primeira vez. Com a intenção de comprar um celular novo, vai aproveitar as promoções para encontrar o menor preço.

;Sempre observava as propagandas, mas nunca aproveitei. Mas, este ano, meu celular antigo acabou estragando e, por isso, vou aproveitar a ocasião para comprar um novo. O meu cartão de crédito tem um limite de R$ 500 e não pretendo ultrapassar esse valor para não me endividar;, afirma.

Os baixos preços da Black Friday devem agradar a todas as idades. Principalmente quem tem entre 18 a 34 anos ; 62% dos consumidores nessa faixa etária pretendem consumir algum produto na data. Entre as classes socioconômicas, os da C são a maioria: 59% deles vão gastar no evento, revela o analista de Indústria do Google Brasil, Henrique Simões.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação