Economia

Consumo das famílias cai pelo sétimo trimestre seguido

Recuo entre julho e setembro foi de 0,6%, menor que a queda de 1% registrada nos três meses anteriores

Rosana Hessel - Enviada Especial
postado em 30/11/2016 12:42

Rio de Janeiro - Assim como o Produto Interno Bruto (PIB), o consumo das famílias teve sete trimestres seguidos de queda na comparação com os três meses imediatamente anteriores, algo nunca visto na série histórica atualizada do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 1996.

No entanto, o resultado negativo de julho a setembro desse indicador foi menos acentuado do que nos três meses anteriores, recuando 0,6% depois de cair 1% no segundo trimestre. Para a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, isso essa atenuada na retração é positiva, pois o peso das despesas de consumo das famílias no PIB é de 64%. Logo, uma melhora pode ajudar a reverter esse quadro recessivo da economia, é possível acreditar em uma mudança de tendência. ;Vamos esperar os próximos dados, mas acredito que o consumo é o que poderá ajudar a reverter o quadro atual da economia daqui para frente;, afirmou Rebeca.

PIB encolhe

O PIB do terceiro trimestres de 2016 encolheu 0,8% na comparação com o anterior, com queda generalizada em todos os indicadores que compõem o índice, principalmente, a indústria, que encolheu 1,3% no mesmo período. Nesse item, o único setor a registrar dos poucos setores a registrar crescimento graças à indústria petrolífera porque a de mineração amarga quedas seguidas desde o desastre de Mariana (MG), em novembro de 2015. ;Esse crescimento, de 3,8%, ajudou a evitar que a queda da indústria fosse maior. Ele amenizou o recuo;, explicou a técnica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação