Economia

Após alta da quarta-feira, Bovespa abre em queda com recuo forte de bancos

A preocupação é com os desdobramentos da 8ª fase da Operação Zelotes, que investiga corrupção no Carf

postado em 01/12/2016 11:34
A Bovespa abriu a quinta-feira (1º/12), em queda e o Ibovespa passou a renovar mínimas impulsionado pelas ações dos grandes bancosA Bovespa abriu a quinta-feira (1;/12), em queda e o Ibovespa passou a renovar mínimas impulsionado pelas ações dos grandes bancos. A preocupação é com os desdobramentos da 8; fase da Operação Zelotes, que investiga corrupção no Carf.

[SAIBAMAIS]A nova fase envolve o Bank Boston, comprado em 2006 pelo Itaú. Pela manhã, o Itaú Unibanco divulgou que a Polícia Federal fez diligência nas dependências da instituição em busca de documentos relativos a processos tributários do BankBoston.

"O Itaú Unibanco esclarece que em 2006 o Itaú adquiriu, do Bank of America, as operações do BankBoston no Brasil. O contrato de aquisição não abrangeu a transferência, para o Itaú, dos processos tributários do BankBoston. Esses processos continuaram de inteira responsabilidade do Bank of America. O Bank of America é, assim, o único responsável pela condução desses processos. O Itaú não tem qualquer ingerência em tal condução, inclusive no que se refere a eventual contratação de escritórios ou consultores", esclareceu o banco, no texto enviado à imprensa

Ainda na cena doméstica, o agravamento da crise política gera temores sobre a governabilidade do presidente da República, Michel Temer. Com o aliado Renan Calheiros (PMDB-AL) na berlinda após tentativa de acelerar votação do pacote anticorrupção, há quem se pergunte sobre a celeridade da aprovação de medidas do ajuste fiscal como reforma da previdência. "Embora o governo tenha demonstrado força na Câmara e no Senado para aprovar medidas, já tem muita gente falando que 2017 não será um ano bom mesmo com a troca na presidência", diz um operador.

A alta do minério de ferro impulsiona as ações da Vale que, por sua vez, ajudam a desacelerar a queda do Ibovespa. O minério de ferro com pureza de 62% de ferro iniciou dezembro com alta de 8,2%, indo a US$ 78,1 a tonelada seca no porto de Tianjin, na China, de acordo com dados do The Steel Index. Alta do petróleo (mais de 1%) também favorece as ações da Petrobras na manhã desta quinta. A ações da petroleira, que capitaneou a valorização do Ibovespa ontem, também reagem em alta à aprovação em assembleia da venda da Nova Transportadora do Sudeste (NTS).

Às 10h30, o Ibovespa caía 1,81% aos 60.783,04 pontos.
Por Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação