Economia

Locadora de carros Localiza compra operações da Hertz por R$ 337 milhões

Com a aquisição, a empresa assumirá uma frota de cerca de 9,2 mil carros e uma rede de 42 agências, sendo 16 localizadas em aeroportos

Agência Estado
postado em 05/12/2016 22:32

A Localiza Rent a Car fechou, nesta segunda-feira, a compra da Hertz Brasil com a holding Hertz Corp. A aquisição tem o seu valor estimado em R$ 337 milhões, correspondente ao patrimônio líquido mais a dívida da companhia, que será liquidada após o fechamento da transação. O valor final será definido de acordo com o balanço da Hertz Brasil a ser levantado na data de conclusão do negócio.


Com a aquisição, a Localiza Fleet assumirá uma frota de cerca de 9,2 mil carros da Hertz Brasil, que inclui cerca de 3,7 mil veículo no negócio de gestão de frotas. O segmento de aluguel de carros da Hertz Brasil possui em torno de 5,5 mil carros e uma rede de 42 agências, sendo 16 localizadas em aeroportos. Essa rede não inclui agências de franqueados.

Como parte da aliança estratégica entre as companhias, a Localiza e a Hertz estabelecerão um acordo global de longo prazo, por meio da celebração de um acordo que inclui, entre outros, o uso da marca combinada Localiza Hertz no Brasil e a utilização, pela Hertz, da marca Localiza nos principais aeroportos dos Estados Unidos e da Europa, considerados destinos de entrada de clientes brasileiros.

A empresa brasileira explica ainda que o acordo prevê também regras de intercâmbio de reservas entre as empresas. Os dois acordos terão prazo de 20 anos, podendo ser renovados por 20 anos adicionais, a critério das partes. Os clientes Localiza passarão a ser atendidos globalmente (exceto quanto à América do Sul) pela rede Hertz e os clientes Hertz no Brasil, pela rede Localiza.

A operação não compreende a aquisição de qualquer participação societária na Hertz Corp pela Localiza, ou vice-versa. "A Localiza continuará operando seus negócios de forma totalmente independente e autônoma", diz a companhia em fato relevante, ressaltando que a operação compreenderá também o intercâmbio de novas tecnologias, know-how e executivos entre as duas empresas.

A conclusão da operação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Durante o período de análise, as companhias continuarão operando de forma independente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação